CEU e Suas Águas

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo apresenta a exposição Rios DesCobertos – O CEU e suas Águas, com concepção e produção do Estúdio Laborg, patrocínio da Gamaro Incorporadora, parceria com Sesc São Paulo e Fundação S.O.S Mata Atlântica e apoio da Secretaria Municipal de Educação. 

Rios DesCobertos – O CEU e suas Águas é uma ação cultural composta por três exposições e um programa arte-educativo, que apresenta uma viagem pela história dos rios da periferia da cidade, provocando um olhar cuidadoso para sua relação com os processos de ocupação e urbanização dos territórios, e a construção do sentido de pertencimento das comunidades.

Programa Boas Práticas da TV Cultura - 08/10/2023

Sobre o Projeto

Este é um projeto de educação socioambiental que reúne artistas, pesquisadores/as, professores/as e designers que se utilizam de recursos artísticos e tecnológicos para uma viagem no tempo pela história dos acervos hidrográficos da cidade. A proposta é provocar um olhar cuidadoso para a relação dos rios com o longo e divergente processo de urbanização e sua relevância na formação de territórios e identidades.

Em sua forma e conteúdo, vem a ser um apoio importante para as práticas pedagógicas previstas nos PPP (Plano Político Pedagógico) das Escolas e no currículo da Cidade, além de estarem alinhados com os ODS’s (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da Agenda UNESCO 2030, uma vez que estes integram as metas pedagógicas do ciclo autoral da educação municipal. 

Alunos(as) e professores/as poderão contar com as potencialidades do projeto, não apenas para vislumbrar maneiras de aproximá-lo de suas atividades curriculares e extracurriculares, mas, acima de tudo, como instrumento de apoio para a produção do TCA (Trabalho Colaborativo de Autoria). 

As exposições que serão instaladas nas unidades educacionais caminham pelos diversos cursos d’água dos territórios do ribeirão do Oratório (CEU Rosa da China), do rio Guacuri(CEU Alvarenga) e do córrego Pirajussara (Cantos do Amanhecer). 

Atividades

Por meio de instalações, mapas, maquetes, projeções, depoimentos e muita história, a exposição instiga alunos/as e suas famílias, coordenadores/as, professores/as e demais funcionários das Escolas a navegarem por um rico conteúdo informacional e educativo. Curiosidades, fatos e informações são apresentadas em pranchas, que poderão ser manipuladas e trocadas livremente pelo público, proporcionando autonomia na aquisição do conhecimento.

Uma maquete topográfica e interativa do território de cada CEU, que é distintiva do projeto e cuidadosamente iluminada por projeções, apresenta, entre outras informações, o curso dos diversos corpos d’água presentes na região.

As ações pedagógicas acontecem de maneira independente em cada CEU com a formação de um grupo participativo de alunos/as, professores/as e as bibliotecárias, que, além de serem impactados/as diretamente por atividades complementares à exposição, receberão kits educativos e material artístico.

A maquete topográfica e demais produtos expositivos serão organizados e entregues para o acervo da biblioteca da unidade, como legado do projeto. 

Como parte das ações pedagógicas o projeto conta com oficinas de narrativas audiovisuais, atividades de monitoração da qualidade da água em parceria com a Iniciativa Observando Rios(SOS Mata Atlântica), um ciclo de debates presenciais nos auditórios das unidades e uma visita à outra edição do projeto Rios DesCobertos no Sesc Interlagos, a exposição Dos Jerivás aos Pinheiros.

Exposições

Fotos das exposições das 3 edições do CEU e suas águas

Coleta e análise de qualidade de água

Fotos das coletas e análises de qualidade de água das 3 edições do CEU e suas águas

Palestras

Fotos das palestras das 3 edições do CEU e suas águas

Visita ao Sesc Interlagos

Fotos das visitas ao Sesc Interlagos das 3 edições do CEU e suas águas

Oficina de narrativas audiovisuais

Fotos das oficinas de narrativas audiovisuais das 3 edições do CEU e suas águas

Oficinas de ocupação artística da maquete

Fotos das oficinas de ocupação artística da maquete das 3 edições do CEU e suas águas

Oficina de Dioramas

Fotos das oficinas de Dioramas das 3 edições do CEU e suas águas

Galeria

Conteúdo Expositivo Para Uso Educacional

Todo o conteúdo informativo, assim como imagens e vídeos do projeto Rios Des.Cobertos – O CEU e suas Águas, está disponível para fins escolares, socioeducativos e culturais, e para divulgação da causa da recuperação e conservação de rios urbanos.

Conteúdos disponíveis:

  • Texto de curadoria (pdf)
  • Conteúdo expositivo (pdf)
  • Poster (pdf)
  • Identidade visual Rios DesCobertos (jpg e png)
  • Registro fotográfico (jpg)

Preencha o formulário com seu nome e email, indique o território de interesse, fale um pouco sobre você e descreva brevemente como o material será usado.

CONTEÚDO DA EXPOSIÇÃO

PARCERIA

APOIO INSTITUCIONAL

APRESENTA

PATROCÍNIO

REALIZAÇÃO

Exposição

A exposição apresenta um conteúdo territorial próprio, resultado de uma pesquisa sócio histórica e curadoria específicas de cada localidade.  
A estrutura das exposições é compostas por:

  • Maquete topográfica interativa.
  • 12 painéis de conteúdo.
  • 10 Pranchas pedagógicas, interativas.
  • 300 Posters
  • Mobiliário Expositivo 

Atividade de coleta e análise de qualidade de água

Por meio de uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e sua iniciativa Observando Rios, com coordenação dos educadores Ambientais Gustavo Veronesi e Cesar Pegoraro, foi possível proporcionar atividades guiadas de medição da qualidade da água de córregos e rios do entorno de cada unidade, sendo que professoras/as, estudantes e equipes foram a campo colher amostras da água encontrada nas proximidades. Foram oferecidos e utilizados embalagens, kits de medição e insumos, além do treinamento necessário para sua utilização, registro e guarda de resultados.

As atividades de monitoramento comunitário da qualidade da água de bicas, córregos e rios foi uma importante ação de engajamento e mobilização da comunidade, e o legado permitirá outras mobilizações autônomas para monitorar a qualidade das diversas fontes de água dos territórios.

Foram coletadas e analisadas a água do Ribeirão do Oratório, do rio Guacuri e do córrego Pirajussara.

Palestra no Auditório

A escolha dos/as palestrantes passou por um processo horizontal e coletivo, entre a curadoria do projeto, as coordenações pedagógicas e a gestão de cada unidade,  com o propósito de encontrar pessoas com forte presença no território e que tivessem, em suas temáticas de apresentação, alta relevância para toda a comunidade dos CEUs.

Rosa da China

Título: Fazenda da Juta/Sp: Uma trilha entre o rural e o urbano – Trajetória de luta e resistência no assentamento de um povo.

Palestrante: Filósofa, doutora e escritora Deocleciana Ferreira (Crésia).

CEU Alvarenga

Título: A Bacia hidrográfica do Rio Pinheiros e a Represa Billings.

Palestrante: Professora Doutora Marta Marcondes.

Aula Online

CEU Cantos do Amanhecer - Aula On-line Complementar

Título: Somos Água.

Palestrante: Educador Ambiental Cesar Pegoraro – S.O.S Mata Atlântica.

Visita ao Sesc interlagos

Esta ação complementar educativa surge como uma das novas contrapartidas sociais do projeto, através da parceria com o Sesc São Paulo, que recebeu estudantes e professores/as em suas instalações da Unidade Interlagos, oferecendo atendimento e visitas guiadas através de sua equipe socioeducativa. O projeto contratou e forneceu ônibus de 44 lugares nas três oportunidades, para cada unidade CEU organizar seu grupo da visita, com a condição de incluir o GP.

O propósito destas visitas, além de proporcionar aos/às estudantes, professores/as e coordenadores/as a experiência de visitar uma unidade ambiental do SESC São Paulo pela perspectiva artística e cultural, foi o de atender aos princípios fundamentais da educação não formal e da educação integral. As visitas aconteceram sempre no contraturno do período letivo.

Oficina de narrativas audiovisuais

Nesta oficina, que foi ministrada pelo fotógrafo e arte educador Renato Stockler com a participação da Equipe Percebe, o objetivo foi envolver os/as estudantes na observação do território, por meio do registro audiovisual. Os/as estudantes utilizaram seus próprios celulares como ferramenta de registro e criação de narrativas. 

A discussão promovida pela atividade teve como foco ampliar a percepção e o repertório dos/as estudantes sobre as formas de registro de aspectos presentes no cotidiano e memórias, constituindo diferentes histórias a serem contadas a partir de imagens. 

Para além das possibilidades, buscou-se ainda nesta atividade, refletir sobre alguns dos desafios específicos do registro imagético e construção de narrativas.

Oficinas de ocupação artística da maquete

A maquete expositiva do projeto, sobre a qual é realizada a projeção de conteúdo informativo, ficou como legado do projeto para as escolas participantes. Contudo, sem a projeção, seu uso poderia ser reduzido, perdendo significados. 

Visando ressignificar a maquete, acolhendo novas perspectivas que promovessem o olhar e encontro entre os/as estudantes e o território, a oficina propôs aos/às estudantes a identificação dos aspectos essenciais que deveriam estar presentes, utilizando como referência a projeção inicial. 

Feito isso, foram debatidas as características acerca da identidade e apropriação individual e coletiva do território e a partir daí, selecionados caminhos de ocupação da maquete. Partiu-se dos conceitos de afetividade e legitimidade trazendo-os como potencializadores dos sujeitos na constituição da identidade, busca da felicidade e apropriação dos territórios.

Oficina de Dioramas

Dioramas são representações tridimensionais que tem como objetivo retratar um determinado ambiente e algumas das atividades e relações que ocorrem nele. 

É uma estratégia expositiva muito comum em museus, especialmente nos de ciências naturais e história, onde biomas, ecossistemas e ocupações humanas são apresentados em dioramas que incluem os organismos vivos, suas interações e modos de vida. 

Além da potencialidade de representar um ambiente tridimensionalmente, os dioramas envolvem os visitantes ao mostrar cenas das interações, permitindo variáveis graus de imersão. 

Conhecendo o potencial dessa estratégia, a Percebe propôs a representação, por meio de dioramas, do rio imaginado pelos/as estudantes para o respectivo território. 

O objetivo da ação incluiu identificar a situação atual dos rios presentes no território e em centros urbanos e compará-los com rios mais bem conservados ou que foram despoluídos/renaturalizados, representando então por meio de dioramas o rio imaginado para o seu território.