De Frente para o Pinheiros

Com a curadoria do Estúdio Laborg e patrocínio da Sabesp, a exposição “Rios DesCobertos – De frente para o Pinheiros” foi parte integrante da Virada Sustentável 2021 e apresentou um recorte de antigas fotografias do Rio Pinheiros, feitas em suas margens no início do século passado e exibidas próximas aos locais onde foram tiradas originalmente.

Sobre o Projeto

As imagens apresentadas nesta exposição, vindas de três acervos fundamentais para a documentação do rio Pinheiros, representam diferentes tipos de fotografia. Se toda imagem revela não apenas o que é retratado, como também o estado de alma do fotógrafo, podemos ver nas imagens selecionadas pela curadoria três intenções bem distintas.

As fotos do acervo do Centro Pró-Memória Hans Nobiling, do Esporte Clube Pinheiros, exibem o clube e seus frequentadores. São imagens muitas vezes espontâneas, que ilustram a rotina do paulistano com o rio, que, na época, ainda era um espaço de lazer, esporte e encontro.

Já as fotos escolhidas do acervo da Fundação Energia e Saneamento foram produzidas com um objetivo mais técnico: ilustram etapas dos processos das obras, seus resultados e desdobramentos e indicam o olhar da engenharia que, nas décadas seguintes, iria transformar o vale do rio Pinheiros.

Por fim, as imagens vindas do acervo do Museu da Cidade de São Paulo retratam as obras acabadas, numa clara iniciativa de documentação, para a posteridade, com enquadramentos mais fechados.

Galeria

Conteúdo Expositivo Para Uso Educacional​

Todo o conteúdo informativo, assim como imagens e vídeos do projeto Rios Des.Cobertos, está disponível para fins escolares, socioeducativos e culturais, e para divulgação da causa da recuperação e conservação de rios urbanos.

Preencha o formulário com seu nome e email, indique o território de interesse, fale um pouco sobre você e descreva brevemente como o material será usado.

CONTEÚDO DA EXPOSIÇÃO