Dos Jerivás aos Pinheiros

Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura apresentam a exposição Rios DesCobertos – Dos Jerivás aos Pinheiros, com concepção e produção do Estúdio Laborg, incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio da Leroy Merlin e realização do Sesc São Paulo.

A exposição Rios DesCobertos – Dos Jerivás aos Pinheiros apresenta uma viagem no tempo pela história de um dos principais rios da capital paulista, provocando um olhar cuidadoso para a relação do rio Pinheiros com o processo de urbanização da cidade.

Reproduzir vídeo

Rios DesCobertos - Arte, Cultura e educação.

Depoimentos gravados em São Paulo durante a exposição Rios DesCobertos – Dos Jerivás aos Pinheiros, em cartaz de agosto de 2022 a janeiro de 2023 no Sesc Santo Amaro.

Sobre o Projeto

O Rio Pinheiros é muito mais do que aquele curso d’água que atravessa a cidade. Ele começa na Serra do Mar e circula pelo estado até a capital paulista. Muito diferente do rio que conhecemos hoje, o Pinheiros dos tempos coloniais era chamado de Jurubatuba, pois começava em um local com muitas palmeiras, chamadas jerivás. O nome de hoje foi dado pelos jesuítas que criaram um aldeamento indígena e o batizaram de Pinheiros, pela grande quantidade de araucárias que havia na região.

A exposição Dos Jerivás aos Pinheiros, oitava edição do projeto de educação socioambiental Rios DesCobertos, caminha por esse curso d’água de forma provocadora e interativa, revivendo as trilhas que levaram um dos rios mais importantes de São Paulo ao esquecimento.

A exposição reúne artistas, pesquisadores, professores e designers que se utilizam de recursos artísticos e tecnológicos para uma viagem no tempo pela história de um dos principais rios de São Paulo. A proposta é provocar um olhar cuidadoso para a relação do rio Pinheiros com o processo de urbanização da cidade e sua relevância na formação de identidade do paulistano.

Círculos de Debates Online

O rio que corre ao contrário

Este encontro discute as intervenções antrópicas no rio Pinheiros, a proteção de mananciais, parques e APAs, as ações socioeducativas, iniciativas público e privadas, entre outros temas.

A conversa traz a participação do biólogo Luccas Longo e da geógrafa Stela Goldenstein, com mediação da jornalista Paulina Chamorro e de Alexandre Gonçalves, do projeto Rios DesCobertos.

Água, um recurso natural ou um bem econômico?

O segundo encontro do ciclo de debates “Rios DesCobertos – Dos Jerivás aos Pinheiros” aborda as disparidades entre o que se planeja e o que se constrói nas áreas urbanas dos municípios banhados pelos rios da bacia hidrográfica do rio Pinheiros. Além disso, os convidados comentam sobre as formas de ocupação e tecidos urbanos que coexistem neste território, bem como as diferenças de sistemas de infraestrutura presentes.

Participam da conversa a arquiteta e urbanista Ermínia Maricato e o engenheiro Luiz Fernando Orsini, com mediação da jornalista Paulina Chamorro.

Cultura, pertencimento e ação popular

O terceiro encontro do ciclo de debates “Rios DesCobertos – Dos Jerivás aos Pinheiros” aborda o papel da cultura, das ações da sociedade civil e dos movimentos a favor do acolhimento, engajamento e conscientização socioambiental.

A conversa traz a participação de Lais Guimarães, moradora do Grajaú, educadora socioambiental e velejadora, e Victor Kinjo, músico, produtor e pesquisador e conta com a mediação de Paulina Chamorro.

Por suas experiências em projetos transdisciplinares sobre pertencimento, cultura e regeneração de rios e corpos d’água, os convidados apontam saídas para a prática do direito à cidadania e à educação. E, dessa maneira, dando continuidade a ações sociais que existiam nos territórios e mostrando a perenidade dessas iniciativas por meio da renovação e manutenção desses movimentos ao longo do tempo.

Ativismo, ciência e o diálogo da sociedade com o poder público

O último encontro do ciclo de debates “Rios DesCobertos – Dos Jerivás aos Pinheiros” aborda como a sociedade civil pode colaborar com a defesa do meio ambiente em conjunto com o poder público. Como defender uma política em prol do cuidado com os rios e como se dá o ativismo em torno da questão.

Participam da conversa Amanda Costa, ativista climática e empreendedora do Perifa Sustentável, e Marta Marcondes, bióloga e pesquisadora. A mediação fica por conta da jornalista Paulina Chamorro.

Galeria

Conteúdo Expositivo Para Uso Educacional

Todo o conteúdo informativo, assim como imagens e vídeos do projeto Rios Des.Cobertos – O CEU e suas Águas, está disponível para fins escolares, socioeducativos e culturais, e para divulgação da causa da recuperação e conservação de rios urbanos.

Conteúdos disponíveis:

  • Texto de curadoria (pdf)
  • Conteúdo expositivo (pdf)
  • Poster (pdf)
  • Identidade visual Rios DesCobertos (jpg e png)
  • Registro fotográfico (jpg)

Preencha o formulário com seu nome e email, indique o território de interesse, fale um pouco sobre você e descreva brevemente como o material será usado.

CONTEÚDO DA EXPOSIÇÃO